Nossa História

Conheça um pouco mais do SEAB

55000
FOREIGN FOLLOWERS
60
CERTIFIED TEACHERS
2240
STUDENTS ENROLLED
215
COMPLETE COURSES

“”O SEAB foi uma porta aberta por Deus para treinar pessoas que sonham em melhor contribuir no Reino Dele.”

Pr. Aloisio Tadeu Rodrigues da Silva , Diretor Geral de Cultura e Educação Cristã

O Departamento Geral de Cultura e Educação Cristã

CLIQUE ABAIXO E CONHEÇA NOSSA HISTÓRIA

1 – PARTICIPAÇÃO NA FUNDAÇÃO DO PRIMEIRO SEMINÁRIO PENTECOSTAL NA AMÉRICA LATINA

A ligação do Avivamento Bíblico com a educação está profundamente ligada á origem metodista do movimento. Não pode ser posto de lado o fato de que os três iniciadores do movimento de Avivamento era seminaristas da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista do Brasil. A Igreja Metodista do Brasil possuía três Juntas Gerais, a saber: Junta Geral de Missões e Evangelização, Junta Geral de Educação Cristã e Junta Geral de Ação Social. A função da Junta Geral de Educação Cristã era de cuidar dos interesses da igreja, relativos à educação, incluindo literatura cristã que lhe diz respeito e outra qualquer literatura, que não interesse diretamente a outras juntas, de sociedades e atividades leigas, e, no intervalo dos Concílios Gerais, preencher vagas na comissão de apelações, na de legislação, e, no conselho superior da Faculdade de Teologia, e do Instituto Metodista, as dos membros eleitos pelo Concílio Geral.

A Igreja Metodista tem a visão de que a Escola Dominical é a igreja organizada para fins de educação religiosa em geral, e incrementação de conhecimentos bíblicos em particular, bem como, juntamente com os cultos, para o incentivo do espírito devocional.

Os iniciadores souberam dar à Educação Cristã a importância devida; os Estudos Bíblicos foram uma constante nas igrejas no início do movimento, bem como às escolas dominicais sempre foram muito valorizadas e incentivadas em nossa denominação. O Avivamento Bíblico também colaborou com a fundação do primeiro Seminário Teológico Pentecostal da América Latina.

A aula inaugural do Seminário Teológico Pentecostal aconteceu no dia 1º de Outubro de 1969, no Auditório do Conservatório Musical de São Paulo. Tal estabelecimento era ligado a Confederação Pentecostal do Brasil. Contava neste dia com cento e oitenta alunos, mas no dia trinta do mesmo mês este número já havia chegado a duzentos e vinte e sete. Dentre os matriculados haviam quarenta e nove pastores, quarenta e três evangelistas, vinte e dois líderes de mocidade, uma ex-freira e vinte e seis presbíteros. Além dos que faziam o curso ginasial no próprio Seminário, haviam dois alunos formados em Filosofia, dois assistentes sociais, três advogados, etc. O aluno mais velho era o irmão Antonio Barreira, com sessenta e sete anos, vindo logo abaixo, com sessenta e dois, o irmão Basílio Bosniac. O Seminário Teológico Pentecostal foi devidamente registrado segundo as exigências da legislação e portanto seus diplomas possuíam validade oficial. As matérias que formam o Curso teológico são: Teologia Pura, Doutrinas Bíblicas e Pentecostais, Eclesiologia e Educação Cristã. O Pr. José Florêncio da Silva era o professor titular da cadeira de teologia Pura (incluindo Homilética, História da Igreja, Hermenêutica Bíblica, etc.) São vice-titulares: Ev. Silas Medeiros (Doutrinas Bíblica) e os pastores: Virgílio dos Santos Rodrigues, Alídio Flora Agostinho e Mário Roberto Lindstrom (Doutrinas Bíblicas Pentecostais), Demétrio Fraiha, Batista (Eclesiologia e Educação Cristã). O Curso de Relações Humanas abrangia quinze cadeiras, e era ministrado pelos professores José Almeida de Jesus e Dr. Ademar de Barros. Formavam ainda do corpo docente Professora Terezinha Spazzapan (Português e História Geral). Moisés Rodrigues (Geografia Geral). Matemática e Ciências Físicas e Biológicas eram ministradas no segundo ano. O professor José Almeida de Jesus, que lecionava Relações Humanas, era também o Diretor Administrativo. Os alunos eram divididos em turma A e turma B, e recebiam as aulas no período noturno, na sede da Confederação Pentecostal, sita à Rua Libero Badaró, 504, 17º andar, número 1732 – Edifício América, antigo Prédio Martinelli. (AGOSTINHO, 1969, p. 6)

Este estabelecimento de Ensino também ministrava o Curso Teológico em grau de Instituto para os alunos com nível de conhecimento primário, além de manter o Curso por Correspondência com grau de instituto para quem tinha o primário completo e grau Seminário para quem tinha o curso ginasial ou equivalente.

2. A ESCOLA BÍBLICA POR CORRESPONDÊNCIA

Neste mesmo período o Pr. Alídio Flora Agostinho, sempre preocupado com a área Educacional do Avivamento Bíblico, inaugurou em setembro de 1958 O “Curso Verdade Bíblica”, um curso da Escola Moody por correspondência. Todos os que sabiam ler e escrever, podiam matricular-se na Escola Bíblica. Bastava apenas estudar a primeira lição e preencher a ficha de exame. Este era um curso bem simples que versava sobre as verdades fundamentais do Cristianismo. Era mantido por ofertas enviadas pelos alunos. Ao término do curso os que alcançassem as notas exigidas recebiam um Certificado de Aprovação. O mesmo podia ser cursado por membros de outras igrejas evangélicas.

3. O AVIVAMENTO BÍBLICO FUNDA SEU PRIMEIRO SEMINÁRIO

No dia 19 de julho de 1975, por ocasião do II Instituto de Ministros, realizado na cidade de Maringá (PR), com ratificação do Conselho Geral, foi fundado pelo Departamento Geral de Cultura e Educação Cristã, nosso Seminário Teológico. Mais tarde o DGCEC, aprovou a Estrutura e o Regimento Interno da nova entidade, e nomeou para seu reitor o Pr. Oriosvaldo José de Araújo, pastor da igreja no de Santana, zona Norte de São Paulo e que na ocasião era recém-formado em Filosofia pela Faculdade de Mogi das Cruzes. O Pr. Oriosvaldo era também Licenciado em Teologia.
Deveria funcionar inicialmente em Santo André, mas a Confederação Pentecostal do Brasil vendeu para o Avivamento Bíblico as salas onde funcionava o Seminário Pentecostal. A Igreja comprou-as e a Confederação nos entregou todas as instalações do seu Seminário, cujo nome passou a ser “SEMINÁRIO PENTECOSTAL DO AVIVAMENTO BÍBLICO”. As instalações ficavam no 10º andar (5 salas) do Edifício 241, na Avenida Prestes Maia, próximo ao Correio Central de São Paulo – um local bem no centro da Capital.
Além das matérias religiosas, o Seminário também oferecia cursos equivalentes ao Ensino Fundamental e o Ensino Médio, devidamente reconhecidos pelo poder público. Depois de uma série de providências tomadas pelo Reitor, Pastor Oriosvaldo José de Araújo, realizou-se no dia dois de fevereiro de 1976 a aula inaugural, que, na realidade foi um culto magnífico, com uma assistência que superlotou as dependências do Seminário. Estavam presentes as autoridades da igreja e os professores. Ministrou a mensagem oficial, o Pastor Tércio Morais Pereira, professor de teologia.
Posteriormente, em seis de fevereiro, no mesmo local aconteceu a solenidade de entrega de diplomas e colação de grau da turma que encerrou o curso de Graduação teológica em 1975. Foi a Quarta turma de formandos, num total de vinte e dois, e teve como paraninfo o Pastor José Florêncio, ex-professor do Seminário. O culto em ação de graças pela formatura dessa Quarta turma teve lugar no dia seguinte, em Jaçanã, no templo de nossa igreja, à Avenida Henri Jannor, 174. Foi orador o Reverendo Ezequias Evangelista, ex-Reitor do Seminário.
Faziam parte do Conselho Educacional do SPAB os seguintes professores: Terezinha Spazzapan, Maria Angela, José Aparecido Zonta. Integravam o Conselho Vocacional os pastores: Antonio Augusto da Silva (Deão), Alídio Flora Agostinho, Cosme Ferreira da Silva e Tércio Morais Pereira.
Funcionou também nesta época, em nosso Templo, à Rua Ester, 123. Vila Alpina, cidade de Santo André, uma extensão do SPAB dirigida pela irmã Nair Corrêa Agostinho.
Um ano depois funcionavam quatro classes na sede: 1 de Abreviado em Teologia – 1º Ano; três de Graduado em Teologia, 1º, 2º e 3º anos e duas extensões, 1 de Abreviado em Teologia – 1º ano e 1 de Obreiros leigos. O número de matriculados chegava a 160 alunos.
O Curso abreviado em Teologia era equivalente ao antigo 1º grau e o de Graduado em Teologia é equivalente ao antigo 2º grau. Os cursos do SPAB possuíam validade oficial. Ocupava a função de Deão o Pr. Antonio Augusto da Silva, Bacharel em Teologia pelo Seminário Batista do Norte e membro do Avivamento Bíblico em São Caetano do Sul.
Por ocasião do primeiro aniversário do SPAB foi realizado um culto no dia três de agosto de 1976, na volta às aulas, após as férias de julho. O culto aconteceu nas dependências do Seminário, às 20 horas. Foi pregador oficial o Reverendo Tércio Moraes Pereira, professor de Teologia, substituindo o Pastor Samuel Spazzapan, que não pode comparecer. Presente também esteve o Pr. Cosme Ferreira da Silva, diretor do Departamento Geral de Cultura e Educação Cristã, que também representou o Presidente do Conselho Geral.

4. O AVIVAMENTO BÍBLICO E O STAE

Quando após poucos anos de funcionamento o SPAB, devido a problemas financeiros, foi passado para outra instituição religiosa administrar, o Avivamento Bíblico muito perdeu em sua área educacional. Para suprir essa lacuna no meio avivalista fundou-se o Seminário Teológico Avivalista por Extensão (STAE), que funcionou muito tempo ligado à nossa igreja em Vila Gerty, São Caetano do Sul.
O Seminário Teológico Avivalista por Extensão mantinha os seguintes cursos: a) Curso Bíblico através de Correspondência; b) Curso Bíblico em sistema de extensão na própria igreja local; c) Curso Pastoral; Curso Teológico. Havia também um Curso para Monitor.
O Curso Bíblico através de Correspondência era ministrado em dois níveis: Básico e Avançado. Tinha o objetivo de elevar o nível bíblico-cultural dos crentes em geral, desejosos de conhecer melhor a Bíblia e que não tinham condições de frequentar uma Escola Bíblica local. O Curso Bíblico por Extensão era ministrado em local fixo, com os mesmos níveis do de correspondência, mas com frequência obrigatória. Mediante a aprovação, o aluno recebia um certificado correspondente ao nível que havia concluído, expedido pela Administração Central.
O Curso para Monitor capacitava o aluno formado a ministras nas extensões e nos “Estudos Bíblicos” pelo STAE. O Curso Pastoral era exclusivo para Pastores em Experiência do Avivamento Bíblico. Os formandos recebem o certificado de “Formação Pastoral.”
A Escola Bíblica também foi outra forma muito eficaz de prover Educação Cristã para os obreiros. Na década de 80 a “Escola Bíblica” passou a funcionar com uma equipe permanente de Professores selecionados e treinados em Didática e Psicologia Educacional e submetidos a uma “Comissão” de professores experientes no magistério profissional. Este grupo era convocado para lecionar nas três regiões Eclesiásticas existentes na época, a saber: Região Centro, Região Oeste e Região Sul. As “Escolas Bíblicas” até hoje são recordadas com carinho pela grei avivalista, bem como o curso “O Bom Professor” e os cursos por correspondência.
A primeira turma de Monitores foi realizada nos dias 23 e 24 de outubro de 1979, e contou com os seguintes participantes: Sebastião Lázaro Garcia, José Martins da Silva, Nair Corrêa Agostinho, Antonio Ferreira, Sebastião Ferreira, Antonio Leoncio Pereira, Nedir Almeida Santos, Deusdedit de Souza Corrêa, Vítor Augusto de Oliveira, Valter Batista de Carvalho, Raimundo Ferreira da Silva e João Francisco do Carmo. Destes nove foram aprovados e recomendados.
O Corpo Docente permanente era o seguinte: Alídio Flora Agostinho, Cosme Ferreira da Silva, José Augusto dos Santos, Antonio Leôncio Pereira, Antonio Ferreira, Sebastião Ferreira, Nair Corrêa Agostinho, Sebastião Lázaro Garcia, José Martins da Silva, Valter Batista de Carvalho, Vitor Augusto de Oliveira e José Aparecido Zonta.

5. O AVIVAMENTO BÍBLICO E O SEMINÁRIO EVANGÉLICO AVIVAMENTO BÍBLICO

O Seminário Evangélico Avivamento Bíblico foi fundado em outubro de 1979 e organizado oficialmente pelo Departamento Geral de Cultura e Educação Cristã da Igreja Evangélica Avivamento Bíblico em treze de Novembro de 1984. Foi nomeado para diretor da escola o Pr. Elcio Augusto Lodos e para Deão Pr. Jessé Henrique Araujo. Em Agosto de 1985 deu-se inicio a primeira turma do curso de Educação Teológica, nível médio com um total de nove alunos. Em Fevereiro de 1986, deu-se inicio da segunda turma do curso de Educação Teológica, nível médio, com um total de quatro alunos.
Data também desta época a primeira turma do curso de Bacharel em Teologia, nível superior, com cinco alunos. Desta turma formaram-se: Antonio de Pádua Carvalho, Romildo Antonio Togni e Nicéas Cardoso, da Região Centro; Arlindo Conceição Jr. e Maria Rosa Juliano, da Região Sul.
Em dezoito de dezembro de 1989, na capela do SEAB, aconteceu a cerimônia de formatura do Curso de Educação Teológica (nível médio). Os formandos foram quatro: Célio Dias dos Santos, Daniel Machado e Edna França, da Região Centro, e Carlos Alberto Santana da Silva, da Região sul. O paraninfo foi o Pr. José Theodoro de Souza, do Avivamento Bíblico de Araraquara, e orador foi o formando Célio Dias dos Santos.
Em quatro de Fevereiro de 1986, o Departamento Geral de Educação e Educação Cristã incorporou o antigo STAE ao SEAB, passando este a administrar seu patrimônio e seus cursos. Desta forma, o SEAB ficou constituído como único Seminário da Igreja Evangélica Avivamento Bíblico, com os seguintes cursos: Educação Teológica (interno; nível médio) a princípio com duração de dois anos, aumentando posteriormente para três anos; Bacharel em Teologia (interno; nível superior) duração de quatro anos; Curso pastoral – externo; duração de dois anos; Curso Bíblico Intensivo por extensão – nas próprias igrejas locais – níveis básico e avançado; o Curso Básico em Teologia (posteriormente denominado Iniciação á Teologia) tem com duração de 1 ano e o Curso Bíblico Intensivo dois anos, podendo ser feitos também por correspondência. Na época também era oferecido também um “Curso de Seitas e Heresias” com duração de seis meses. Com isso novos alunos chegavam a conclusão de seus cursos.
No dia 5 de julho de 1997, uma noite de Sábado, o SEAB promoveu a maior cerimônia de Formatura de sua história. Isso foi possível ao reunir-se num mesmo evento as turmas “L” e “M” do Curso Pastoral as turmas do Bacharel em Teologia e de Educação Teológica, diplomando ao todo vinte e seis formandos, sendo que poucos não puderam comparecer à festividade. O local foi o Centro Cultural e Esportivo Airton Senna, em Ribeirão Pires/SP, onde cerca de 200 pessoas puderam estar prestigiando a programação. Na ocasião a mesa foi composta pelas seguintes pessoas: Diretor Geral de Cultura e Educação Cristã, Pastor Sebastião Paz de Carvalho; Diretor do SEAB, Pastor Vladimir Alexandro Barrios; Deão, Pastor Arlindo Manoel da Conceição Júnior; Secretária, Professora Maria das Graças da Silva Rocha; Coordenador dos Cursos Externos, Pastor Luís Pedro Scarpelini; Coordenador do Curso Pastoral, Pastor Samuel Levy Trindade e Pastor Nílton Batista de Araújo, paraninfo das turmas. Os formandos receberam seus certificados, acompanhados de perto por familiares, irmãos e amigos, os quais aplaudiram de forma vibrante a cada entrega. As turmas diplomadas estavam compostas da seguinte maneira: Formandos do Curso Pastoral, Turma “L”: Adalberto Luis dos Santos (Batatais/SP), Benedito Ignácio dos Reis (São João Clímaco, bairro de São Paulo/SP), Gilberto Alves (Jaraguá, também bairro da capital paulista), José Carlos de Moraes (Ubatuba/SP), José Raimundo Cerqueira dos Anjos (Diadema/SP), Josimar Oliveira da Silva (Campina Grande/PB), Júlio César de Souza (São José do Rio Pardo/SP), Milton Soares Bastos (Lins/SP), Romildo José Assunção (Redenção/PA), Ronaldo Rodrigues (Santo André/SP), Silas Ferreira de Souza (Costa Rica/MS). Formandos do Curso Pastoral, Turma “M”: Adilson Pereira Miranda (Jales/SP), Alírio Misael Flora Agostinho (São Caetano do Sul/SP), Aparecido Camargo Santos (Bauru/SP), Benedito Angelo Grecco (Araquarara/SP), Daniel Teodoro do Amaral (Santo André/SP), Nelson Piva (Santo André/SP), Udemílson Pereira Lopes (Embu-Guaçu/SP). Formandos de Educação Teológica: Jorge Paulo de Moraes e Valdilene Maria Viera. Formandos de Bacharel em Teologia: Aguinaldo Silva Santos, Aloísio Tadeu Rodrigues da Silva, Edna Alves Gomes de Moraes. Marcelina Pinheiro e Rosmiriam Corrêa. Menção especial da noite divide-se em três momentos: a fala do Paraninfo, Pr. Nílton Batista de Araújo, a palavra do orador, Bacharel Aguinaldo Silva Santos, e a homenagem ao paraninfo, feita pelo Pr. Nelson Piva com a entrega de uma placa alusiva ao evento. (JORNAL AVIVAMENTO, 1997, p.3)

CONTINUE LENDO...

Fizeram parte da diretoria do SEAB: Pr. Valter Batista de Carvalho como Diretor Administrativo, Pr. José Aparecido Zonta (o qual trabalhou também com o STAE), como Diretor Pedagógico, Pr. Romildo Antonio Togni como Secretário, Pr Nilton Batista de Araújo na função de Tesoureiro, Pr. Arlindo Manoel da Conceição Júnior, como Deão . Coorderaram o Curso Pastoral e os Cursos de Extensão respectivamente os pastores Samuel Levy Trindade e Luís Pedro Scarpelini. Posteriormente passaram pela Secretária o Pr. Marcos Manuel Ventura e a Professora Maria das Graças R. R. da Silva. Estes foram os obreiros nomeados pelo Pr. Cosme Ferreira da Silva, no seu último mandato como Diretor Geral do DGCEC ( 1992-1996 ).
Posteriormente com a eleição do Pr. Sebastião Paz de Carvalho para este importante cargo a Diretoria do SEAB ficou assim composta: Diretor: Pr. Vladimir Alexandro Barrios, Deão: Pr. Arlindo Manoel da Conceição Junior, Secretária: Professora Maria das Graças R. R. da Silva, Tesoureiro: Pr. Aloísio Tadeu Rodrigues da Silva. A princípio os Coordenadores do Curso Pastoral e do Curso de Extensão foram os mesmos da diretoria anterior, depois substituídos respectivamente pela Profa. Maria das Graças e pelo Pr. Arlindo Manoel da Conceição Júnior.
Quando a denominação adquiriu a nova sede administrativa em São Caetano do Sul em meados de Junho de 1999 para lá foi o Pr. Arlindo Manoel coordenar o Centro Educacional SEAB, ficando então acumulando às funções de Tesoureiro e Deão o Pr. Aloísio Tadeu Rodrigues da Silva. Lembramos também da preciosa ajuda do Pr. José da Silva Netto na Tesouraria Geral do DGCEC, tanto no último mandato do Pr. Cosme Ferreira da Silva como do Pr. Sebastião Paz de Carvalho, bem como da participação do Pr. Samuel Alves Martins na redação do Jornal Avivamento.
Posteriormente, o nome FATAB (Faculdade de Teologia Avivamento Bíblico) passou a ser utilizado pelo DGCEC para designar nossa instituição educacional. No dia 28 de fevereiro de 2004 a FATAB realizou mais uma Cerimônia de Formatura, o local escolhido foi o templo do avivamento Bíblico de Vila Arapuá. Desta participaram os seguintes oficiais do Conselho Geral: Pr. Cosme Ferreira da Silva, Pr. José Carlos dos Santos, Pr. Jaime Gomes de Oliveira, Pr. Horácio Machado e Pr. Sebastião Paz de Carvalho.
O Patrono da turma foi o Pr. Arlindo Manoel da Conceição Junior, O Paraninfo o Pr. Sérgio Mascoli, da Igreja Congregacional, a Mestre de Cerimônia foi a Missionária Elza Janoni (Vice-Diretora da FATAB) e como orador o Pb. Éderson Domingos Matheus. Os formandos são os seguintes: Érika Rosik Albino, João Onivaldo Faccio, Josè Sanciane Sobrinhp, Lenise Delminda, todos graduados como Bacharéis em Teologia; João Batista Quartarollo e José Coelho da Silva Filho concluíram o Curso de Formação Ministerial. Além desses do internado formaram-se no Curso Pastoral Interno Éderson Domingos Matheus e José Renato Pereira; no curso de Formação Ministerial Vanderléia Carvalho Camargo e Vaneide Barbosa Santos. Graduaram-se como Bacharéis em Teologia: Cássia Acêncio, Edith Karina Tebinka, Márcio de Souza Santos e Romildo Batista de Souza.
Seguindo sua trajetória de trabalho no em 17 de dezembro de 2011, na IEAB de VilaRica, Ribeirão Pires/SP nova cerimônia de Formatura da Fatab teve lugar. Formavam a mesa: Pr. Arlindo Manoel da Conceição Junior (diretor DGCEC). Missionária Maria das Graças Rocha Rodrigues da Silva (Vice-Diretora); Pr. Cícero Sérgio (Deão); Pr. Jair Barbosa Batista (Secretário de Finanças do DGCEC); José de Souza Gomes (Diretor Geral administrativo); Pr. Elmer Mendes Barbosa (Coordenador de Cursos Externos), Sirlene Fidélis da Conceição (Pedagoga) e Daisy Lima de Sousa (Secretária).
O Mestre de Cerimônia foi o Pr. Elmer Mendes Barbosa, o Patrono o Pr. Cícero Sérgio, a Missionária Maria das Graças paraninfou a turma, que teve como orador o formando Wesley Oliveira e como juramentista Viviane Alcântara.
Concluíram o Curso de Formação Ministerial: Valdir Tomaz, Amarildo Nery, Herbert Arcare, Andrea Gonçalves, Marcio Roberto, Ricardo Citino, Sérgio Cardoso, Angela de Sá, Genilza Rocha e Quitéria Rocha. Os bacharéis são os seguintes: Tiago Nunes, Wesley Oliveira, Viviane Alcântara e Carlos Roberto. O Seminário Evangélico Avivamento Bíblico é sediado à Estrada do Sapopemba nº 4289, 4ª Divisão, no município de Ribeirão Pires/SP.
A Diretoria Geral de Cultura e Educação Cristã, após catorze anos de gestão do Pr. Arlindo Manoel da Conceição Jr, desde o dia 22 de Janeiro de 2015 passou a ter um novo Diretor Geral, uma vez que o Pastor Arlindo Manoel aceitou a proposta e o desafio de assumir a Superintendência da Região Sudeste II.
Acatando o dispositivo do artigo de Lei da Constituição da Igreja Evangélica Avivamento Bíblico, em seu Artigo 58, parágrafo único, o Pr. Aloísio Tadeu Rodrigues da Silva, pastor Presidente do Campo Eclesiástico de Casa Verde Alta (Região Sudeste I), bairro da zona norte da capital paulista, assumiu a pasta por ter sido o segundo mais votado na XXVa. Convenção Geral, realizada na cidade de Cabreúva, SP. Posteriormente o Pr. Aloisio Tadeu Rodrigues da Silva foi eleito Diretor Geral de Cultura e Educação Cristã na Convenção Geral realizada em novembro de 2016, na cidade de Poços de Caldas/MG. O período de 2016 a 2020 tem a participação dos seguintes obreiros:
Diretoria do Seminário Evangélico Avivamento Bíblico: Pastor Elmer Mendes Barbosa, Diretor Acadêmico; Missionária Maria das Graças Rocha Rodrigues da Silva, Diretora Pedagógica, Mis. Viviane Toledo, Tesoureira. Pr. Fábio Oliveira Junior, Secretário Acadêmico. Existem também três coordenadorias de Cursos: Pr. Renato de Oliveira Cézar (Coordenadora do Curso de Capacitação Ministerial), Pr. Jard Ewerton Pascoal (Coordenadoria de Cursos Ministeriais) e Pastor Marcos M. Ventura, Coordenador do Curso Pastoral
Na DGECEC temos ás seguintes secretárias da Diretoria Geral de Cultura e Educação Cristã ficou assim formada: Pastor Levi Camargo Melo (Secretário de Publicações), Pastor Samuel Alves Martins (Secretário de Comunicação), Pastor Jair Batista Barbosa (Secretário de Finanças) e Mis. Maria das Graças R. R. da Silva (Secretário de Cultura).
Já a diretoria da “Publicações Avivamento” foi formada com os seguintes obreiros: Pastor Sebastião Paz de Carvalho (Presidente), Pastor Samuel Alves Martins (Vice-Presidente), Pastor Jair Batista Barbosa (Tesoureiro) e Missionária Maria das Graças Rocha Rodrigues da Silva (Secretária).
O Seminário Evangélico Avivamento Bíblico oferece atualmente os seguintes cursos: CURSO DE FORMAÇÃO DE LÍDERES. É um Curso bem simples que a Diretoria oferece e que tem como público alvo todos os membros, líderes de ministérios e pessoas interessadas. Não exige escolaridade. CURSO DE DOCÊNCIA CRISTÃ. Curso que tem como objetivo qualificar todos os obreiros envolvidos com o funcionamento da Escola Bíblica Dominical, ou seja, professores, secretários e superintendentes. Também é um curso simples. Não exige escolaridade. CURSO BÍBLICO INTENSIVO. Curso que aborda panoramicamente cada livro da Bíblia, de Gênesis à Apocalipse.
Os principais cursos são: CURSO DE CAPACITAÇÃO MINISTERIAL. Este curso é oferecido para as igrejas em núcleos estabelecidos nos próprios Campos Eclesiásticos. O CURSO DE FORMAÇÃO MINISTERIAL, é ministrado internamente no SEAB, em um período de dois anos. O CURSO DE FORMAÇÃO TEOLOGICA (antigo Bacharel em Teologia) também é ministrado no internato e EaD. Este curso tem como requisito que o candidato tenha concluído o ENSINO MÉDIO.
A partir do primeiro semestre de 2017, em parceria com a Faculdade Evangélica do Piauí, passamos a oferecer o CURSO DE BACHAREL EM TEOLOGIA, com Diplomas devidamente Reconhecidos pelo MEC. No dia 24 de Novembro de 2018, em nossa Igreja do SEAB realizamos a formatura dos primeiros 18 alunos.

Conheça nossa Equipe

Diretoria e Coordenadoria do SEAB

Diretoria do SEAB
Viviane Toledo

Viviane Toledo

Tesoureira
Coordenadoria
marcos ventura

Pr. Marcos M. Ventura

Coordenador do Curso Pastoral
everton

Pr. Everton Pascoal

COORDENADOR CURSO DE LÍDERES E PEDAGOCIA CRISTÃ
renato

Pr. Renarto de Oliveira Cezar

COORDENADOR CCM - Curso Bíblico e Curso Formação Teológica EAD