SEAB Servir Ensinar Cultivar

Nossa História

O Seminário Evangélico Avivamento Bíblico (SEAB), é uma instituição de ensino teológico e eclesiástico. Administrado pela DGCEC. Foi fundado em outubro de 1979 e organizado oficialmente pelo Diretoria Geral de Cultura e Educação Cristã (DGCEC) da Igreja Evangélica Avivamento Bíblico em treze de novembro de 1984.

A ligação do Avivamento Bíblico com a educação associada à origem metodista do movimento. Não pode ser posto de lado o fato de que os três iniciadores do movimento de Avivamento eram seminaristas da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista do Brasil o que influenciou bastante na formação deste seminário (SEAB).

Mario Roberto Lindstron, Alidio Flora Agostinho e Oswaldo Fuentes, os iniciadores da Igreja Evangélica Avivamento Bíblico (IEAB) souberam dar à Educação Cristã a importância devida; os Estudos Bíblicos foram uma constante nas igrejas no início do movimento, bem como às escolas dominicais sempre foram muito valorizadas e incentivadas em nossa denominação. O Avivamento Bíblico também colaborou com a fundação do primeiro Seminário Teológico Pentecostal da América Latina.

A aula inaugural do Seminário Teológico Pentecostal aconteceu no dia 1 de Outubro de 1969, no Auditório do Conservatório Musical de São Paulo. Tal estabelecimento era ligado a Confederação Pentecostal do Brasil. Contava neste dia com cento e oitenta alunos, mas no dia trinta do mesmo mês este número já havia chegado a duzentos e vinte e sete. Dentre os matriculados haviam quarenta e nove pastores, quarenta e três evangelistas, vinte e dois líderes de mocidade, uma ex freira e vinte e seis presbíteros. Além dos que faziam o curso ginasial no próprio Seminário, haviam dois alunos formados em Filosofia, dois assistentes sociais, três advogados, etc. O aluno mais velho era o irmão Antônio Barreira, com sessenta e sete anos, vindo logo abaixo, com sessenta e dois, o irmão Basílio Bosniac. O Seminário Teológico Pentecostal foi devidamente registrado segundo as exigências da legislação e portanto seus diplomas possuíam validade oficial. As matérias que formam o Curso teológico eram: Teologia Pura, Doutrinas Bíblicas e Pentecostais, Eclesiologia e Educação Cristã. O Pr. José Florêncio da Silva era o professor titular da cadeira de teologia Pura (incluindo Homilética, História da Igreja, Hermenêutica Bíblica etc.) São vice titulares: Ev. Silas Medeiros (Doutrinas Bíblica) e os pastores: Virgílio dos Santos Rodrigues, Alídio Flora Agostinho e Mário Roberto Lindstrom (Doutrinas Bíblicas Pentecostais), Demétrio Fraiha, Batista (Eclesiologia e Educação Cristã). (AGOSTINHO, 1969, p. 6)

Neste mesmo período o Pr. Alídio Flora Agostinho, sempre preocupado com a área Educacional do Avivamento Bíblico, inaugurou em setembro de 1958 O “Curso Verdade Bíblica”, um curso da Escola Moody por correspondência. Todos os que sabiam ler e escrever, podiam matricular-se na Escola Bíblica. Bastava apenas estudar a primeira lição e preencher a ficha de exame. Este curso era bem simples que versava sobre as verdades fundamentais do Cristianismo. Era mantido por ofertas enviadas pelos alunos. Ao término do curso os que alcançassem as notas exigidas recebiam um Certificado de aprovação. O mesmo podia ser cursado por membros de outras igrejas.

No dia dezenove de julho de 1975, por ocasião do II Instituto de Ministros, realizado na cidade de Maringá (PR), com ratificação do conselho geral, foi fundado pelo Departamento Geral de Cultura e Educação Cristã, nosso seminário teológico. Em ata do conselho geral temos as seguintes informações:

Em seguida o Pastor Cosme Ferreira da Silva, Diretor do Departamento Geral de Cultura e Educação Cristã, teve a palavra para apresentar o assunto referente à criação do seminário de nossa igreja. Explicou que este assunto foi largamente debatido pelo Departamento, e que, dependendo da aprovação final do Conselho Geral, houve por bem acatar a proposta neste sentido. O Pastor Cosme expôs, então, os termos da proposta, e o assunto foi debatido. Acertou-se que o seminário não será uma instituição a parte, mas um departamento de ensino da igreja, que atende a necessidade de preparo teológico dos obreiros, em nível superior e cuja administração estará afeta ao Departamento Geral de Cultura e Educação Cristã. O Pastor Adolfino Pereira Rodrigues fez, então, a seguinte proposta, que teve o apoio do Pastor José Carlos Galatti: “Que o Conselho Geral confirme sem reservas, e com aprovação plena, a criação do Seminário Teológico do Avivamento Bíblico, como órgão da igreja, que funcione como um departamento de preparo teológico, vinculado ao Departamento Geral de Cultura e Educação Cristã, e por ele diretamente administrado”. A proposta foi aprovada por unanimidade. Logo a seguir o Conselho ratificou também a escolha do nome do Pastor Oriosvaldo José de Araújo para o preparo do anteprojeto do Regimento Interno do Seminário. MONTEIRO, 1975. p. 1 e 2

Em reunião do Conselho Geral, realizada no templo sede do Avivamento Bíblico de Guarulhos acontece a aprovação da Estrutura e o Regimento Interno da nova entidade, e a nomeação para o cargo de reitor do Pr. Oriosvaldo José de Araújo, então pastor da igreja de Chora Menino, Santana, zona Norte de São Paulo. Este na ocasião era recém-formado em Filosofia pela Faculdade de Mogi das Cruzes e também Licenciado em Teologia.

Quando após poucos anos de funcionamento o SPAB – Seminário Pentecostal Avivamento Bíblico, devido a problemas financeiros, foi passado para outra instituição religiosa administrar, o Avivamento Bíblico muito perdeu em sua área educacional. Para suprir essa lacuna no meio avivalista fundou-se o Seminário Teológico Avivalista por Extensão (STAE), que funcionou muito tempo ligado à nossa igreja em Vila Gerty, São Caetano do Sul. Observe como o Pastor Cosme Ferreira da Silva apresentou o assunto no Conselho Geral no dia vinte e cinco de novembro de 1981:

Em reunião de 9 de setembro próximo passado, a Junta Geral de Cultura com o Departamento Geral de Cultura e Educação Cristã, tendo em vista a necessidade de implementar o ensino teológico no Avivamento Bíblico, achou por bem colocar em funcionamento o 'STAE' – Seminário Teológico Avivalista por Extensão e “SEAB – Seminário Evangélico Avivamento Bíblico, criar o 'Curso Pastoral' e “Cursos através de correspondência. Para diretor desses cursos foi nomeado ainda o Professor José Aparecido Zonta. Esta é a estrutura do treinamento de membros e obreiros de nossa igreja. Educação Religiosa. Aqui é o começo, a base. Todo cristão, logo ao se converter, passa pelo processo de discipulado no lar, na Escola Bíblica Dominical. É um ministério da igreja local. Escola Bíblica: não tem restrições a participação de qualquer indivíduo e não requer grau de escolaridade secular. Instituto Bíblico: aberto a qualquer indivíduo, também não requer grau de escolaridade secular. Básico em Teologia: Nesse curso é obrigatório para se matricular, a conclusão do 1º Grau de escolaridade, mais o Instituto Bíblico, pois se trata de um curso de nível médio. Bacharel em Teologia. Esse curso é o último na escala teológica em nível superior, portanto para se inscrever é necessário possuir 2º Grau de escolaridade, acrescido do Curso Básico em Teologia ou Curso Pastoral. Este diferente dos outros é exclusivo para Pastores e aspirantes ao ministério. O aspirante ao Ministério é o Presbítero recomendado ao Conselho Regional, e, após aprovado em exame de Introdução Ministerial aguarda Nomeação. Curso interno para jovens maiores de 18 anos, 'Vocacionados ao Ministério', que disponham de tempo integral para residir no Seminário. Recebe aprovação do Conselho Geral, com proposta pelo Pastor Adolfino e apoiado pelo Pastor Raimundo Ferreira da Silva. MONTEIRO, 1981, p. 5 e 6.

Assim surgiu o SEAB- Seminário Evangélico Avivamento Bíblico.

Foi nomeado para diretor da escola o Pr. Élcio Augusto Lodos e para Deão Pr. Jessé Henrique Araújo. Em agosto de 1985 deu-se início a primeira turma do curso de Educação Teológica, nível médio com um total de nove alunos. Em fevereiro de 1986, deu-se início da segunda turma do curso de Educação Teológica, nível médio, com um total de quatro alunos.

Data também desta época a primeira turma do curso de Bacharel em Teologia, nível superior, com cinco alunos. Desta turma formaram-se: Antônio de Pádua Carvalho, Romildo Antônio Togni e Nicéas Cardoso, da Região Centro; Arlindo Conceição Jr. e Maria Rosa Juliano, da Região Sul.

Em quatro de fevereiro de 1986, o Departamento Geral de Educação e Educação Cristã incorporou o antigo STAE ao SEAB, passando este a administrar seu patrimônio e seus cursos. Desta forma, o SEAB iniciou constituído como único Seminário da Igreja Evangélica Avivamento Bíblico, com os seguintes cursos: Educação Teológica (interno; nível médio) a princípio com duração de dois anos, aumentando posteriormente para três anos; Bacharel em Teologia (interno; nível superior) duração de quatro anos; Curso pastoral – externo; duração de dois anos; Curso Bíblico Intensivo por extensão - nas próprias igrejas locais - níveis básico e avançado; o Curso Básico em Teologia (posteriormente denominado Iniciação a Teologia) tem com duração de 1 ano e o Curso Bíblico Intensivo dois anos, podendo ser feitos também por correspondência. Na época também era oferecido também um “Curso de Seitas e Heresias” com duração de seis meses. Com isso novos alunos chegavam à conclusão de seus cursos.

Ao longo destes anos o SEAB tem se dedicado no ensino bíblico, teológico e eclesiástico. Nossa história demonstra a perseverança em prol da educação cristã e da formação teológica com qualidade.

Desde o surgimento do Departamento Geral de Cultura e Educação Cristã em 1972 O Pastor Cosme Ferreira da Silva atuou como Diretor Geral de 1972 até 1996. No período de 1996 a 2000 o Pr. Sebastião Paz de Carvalho esteve à frente a Diretoria. De 2000 até 2014 o Cargo foi ocupado pelo Pr. Arlindo Manoel da Conceição Jr. O Pr. Aloisio Tadeu Rodrigues da Silva permaneceu a frente da Diretoria de 2014 a 2016, sendo o mesmo eleito para o mandato de 2016-2020. Atualmente o pastor Elmer Mendes Barbosa, eleito na convenção geral ano 2020 ocupa a função.